Transformação Digital
É hora de mudar

News
  • Sobre o Portal
  • Bio
  • Contato
  • Imprensa
  • Cursos
Selecione uma indústria  
Posts por Categoria
Como conseguir um bom casamento (ou um bom cliente)

Como conseguir um bom casamento (ou um bom cliente)

0 0 1978 more
Marketing digital local: você já pensou nisso?

Marketing digital local: você já pensou nisso?

0 0 1971 more
Quanto vale um viajante?

Quanto vale um viajante?

0 0 1030 more
A Internet como forma estratégica para enfrentar a crise.

A Internet como forma estratégica para enfrentar a crise.

0 0 1646 more
O viajante sempre conectado.

O viajante sempre conectado.

0 0 1141 more

Marketing de Performance para o setor de Hospitalidade

O processo de comunicação de marketing não é novo e, há anos, é feito da mesma forma: o profissional identifica o público-alvo e os principais canais de mídia, desenvolve o conceito criativo e coloca a campanha no ar.

Marketing de Performance para o setor de Hospitalidade

O processo de comunicação de marketing não é novo e, há anos, é feito da mesma forma: o profissional identifica o público-alvo e os principais canais de mídia, desenvolve o conceito criativo e coloca a campanha no ar. Dependendo da verba disponível e do tipo de ação, a campanha pode ficar no ar durante algumas semanas. Finalizado este prazo, a área de marketing deve analisar o resultado para avaliar o retorno. Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de novas campanhas que vão seguir o mesmo ‘roteiro’. Com isso, é possível entender porque a criação não deu o resultado esperado e mudar o conceito criativo. Se os canais de mídia escolhidos não geram novos prospects, precisam ser substituídos. E assim por diante.

Esse modelo funciona também na era digital. Agora existe uma pequena diferença. O tempo para avaliar o resultado e ajustar o necessário para a próxima campanha não é mais de algumas semanas. Isso é feito em minutos. Não, eu não errei! São minutos mesmo.

Hoje, nenhuma marca pode esperar dias para conhecer o resultado de uma ação. Na velocidade da internet, os consumidores são impactados com novas ofertas de produtos e serviços todos os dias. Suas escolhas são feitas de maneira dinâmica. Empresas que não entendem isso estão correndo risco de destruir grande parte de seus investimentos em comunicação de marketing. A área de hospitalidade não é uma exceção.

Seguindo esse processo, as companhias áreas podem realocar as verbas de mídia para promover voos que estão com dificuldades de preencher. As redes de hotéis podem direcionar a maior parte de seus recursos para destinos mais interessantes ou então para estabelecimentos com as menores taxas de ocupação. As locadoras de veículos podem testar anúncios com vários tipos de carros e ofertas, mantendo a que gera o maior retorno.

O mais interessante é que tudo isso é facilmente alterado de um dia para outro. Outro ponto extremamente positivo é que a alocação da verba de mídia pode ser feita de maneira dinâmica. Em vez de pré-alocar um orçamento para as campanhas, como boa parte das empresas faz, essa destinação pode ser proporcional ao retorno sobre o investimento. Por que é preciso parar uma campanha que continua trazendo viajantes lucrativos?

Isso só é possível porque, no universo digital, se consegue mensurar grande parte das ações – saber quantas pessoas foram impactadas pela campanha, as peças criativas responsáveis pelos melhores resultados, os canais de mídia mais eficazes, os consumidores impactados que fecharam o pedido e o retorno sobre o investimento.

Essas informações estão disponíveis em tempo real para a área de marketing fazer os ajustes necessários. Isso implica dizer que se pode acompanhar, ao longo do dia, pelo computador, tablet ou celular, quantas novas reservas estão sendo feitas, para qual empreendimento e por qual segmento de público. Isso tem um grande significado para o aprimoramento das tomadas de decisão. Com dados reais, é mais fácil redefinir verbas, canais, comunicação e público-alvo. Esse é o marketing dos novos tempos, baseado em dados para atingir performance de negócios.

Um dos pioneiros das lojas de departamento do século 19, John Wanamaker tem uma citação famosa: “Metade de tudo que eu gasto em propaganda é perdido. O problema é que eu não sei qual metade é”. Se ele vivesse nos dias de hoje, sua outra frase poderia ser esta: “Tudo que eu gasto com o marketing na era digital pode ser medido. Quem não mede está perdido”.

Este artigo foi originalmente publicado em Brasilturis.

0 0 1175 21 novembro, 2016 Marketing Digital novembro 21, 2016

Quer saber como fazer a Transformação Digital na sua empresa?
Clique aqui e nos envie um email que entraremos em contato.
Por favor, informe o nome da sua empresa, sua área de atuação e sua posição na organização.

Posts por Indústria
Qual é a primeira coisa que um negócio digital precisa ter?

Qual é a primeira coisa que um negócio digital precisa ter?

0 0 1685 more
O que esperar de 2017

O que esperar de 2017

0 0 2154 more
Startups: aliadas ou competidoras?

Startups: aliadas ou competidoras?

0 0 3209 more
Quando, quando, quando, quando…

Quando, quando, quando, quando…

0 0 1836 more
Eu sou você amanhã

Eu sou você amanhã

0 0 1678 more
  • Sobre o Portal
  • Bio
  • Contato
  • Imprensa
  • Cursos
  • Sobre o Portal
  • Bio
  • Contato
  • Imprensa
  • Cursos